viernes, 29 de marzo de 2013


Sexta-Feira 5 De Abril (Jantar de Encerramento)

Historial 

O Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu , fundado em 1997,tem como principal objectivo defender e salvaguardar os usos e costumes do Baixo Minho nomeadamente da sua terra. Aldreu uma pequena aldeia do concelho de  Barcelos , situada na margem esquerda do rio Neiva,  rica em tradições e costumes relacionados , maioritariamente com as gentes do campo e também conhecida pelo seu artesanato em madeira , os remos e os vertedouros .

Os trajes, são fruto de uma recolha feita no vale do Neiva .Algumas peças são originais e do século dezanove, sendo a maioria reproduções de antigos trajes de trabalho, com predominância dos tecidos de linho e de lã.

Este grupo desenvolve diversas atividades culturais como sejam o trabalho da lã , desde a tosquia da ovelha, tratamento  e fiada da lã, até ao fabrico manual das meias, sendo a actividade principal, o trabalho do linho, começando com a sementeira e realizando todas as outras etapas    até à tecelagem do fio.

Tem participado em eventos culturais, romarias, festas públicas e privadas, festivais de folclore em Portugal e Espanha.

É composto actualmente por cerca de 50 elementos com idades compreendidas entre os 4 e os 85 anos.






No hay comentarios:

Publicar un comentario

Síguenos por Email